quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Escreveu não leu, o Facebook escondeu!

O Facebook sempre passa por mudanças, algumas relacionadas ao layout nos chamam atenção no primeiro minuto, outras passam desapercebidas e não descobrimos até realmente procurarmos com a pergunta: "O que está diferente?"
A grande maioria das mudanças, de acordo com o Facebook é para otimizar a grande rede social, se tornar mais útil e funcional para os usuários.

Você já percebeu que sempre curtia a foto de uma pessoa ou em uma Fanpage, comentava em status/links, interagia e de repente nada mais aparece no seu Feed?! O primeiro pensamento que nos vem é "Essa pessoa/página não está mais postando, está parada" e nos impressionamos quando ao procuramos vemos que algo foi postado há 40 minutos. Por que isso acontece?!

O Facebook tem um sistema de filtragem, que de acordo com sua interação, ele "decide" o que você vai ou não ver, afinal tantos contatos, tantas páginas... Seria uma descontrolada poluição visual e possivelmente não teríamos paciência pra navegar entre a página inicial e separar os conteúdos.

Nossa! Que maravilha! Sim, a ideia é excelente, pois quantos não reclamavam de ver postagens com gifs, piscando e nos deixando atordoados no Orkut, não é mesmo?! Mas até que ponto isso realmente nos beneficia?! E por que o Facebook não nos mostra mais aquela página que adorávamos receber notícias? Já que havia interação, logo deveria estar entre as selecionadas, não?!

Sim, em tese sim. Mas isso não acontece e talvez não acontecerá. O Facebook resolveu ganhar dinheiro às custas dos usuários, enquanto o Youtube paga aos usuários pelas views, o Facebook cobra por isso. As páginas tem que pagar por anúncios para obterem curtidas, mas essas curtidas não significam que o conteúdo terá um alcance significativo.

A 2Chats tem mais de 6 mil curtidas, postamos diariamente assuntos relacionados à área, ou seja, direcionado ao nosso público de interesse, mas o alcance é mínimo, as vezes nem mesmo nós da empresa temos acesso direto à essas informações.

O que fazer para nossas postagens terem um alcance maior?! Temos que promover uma por uma ou a que achamos que "merece" ser vista por mais pessoas. Não só os anunciantes sofrem com essa ânsia de ganho em cima de tudo que o Facebook tem, os usuários se tornam restritos aos interesses do Facebook, ao que ele quer promover e "quem paga mais". Deixa de ser o que você quer ver e se torna o que o Facebook quer que você veja.

Ainda não encontramos uma solução, temos que inventar e reinventar maneiras de atingir o público todos os dias, não é um trabalho fácil, principalmente quando se trata de driblar as configurações do próprio site.
Separamos um vídeo com algumas informações bem interessantes sobre esse assunto, que é esclarecedor e nos faz ter a constatação que o Facebook dia-a-dia quer única e exclusivamente se beneficiar dos usuários (incluindo anunciantes), sem sequer se importar em agradar ou dar o retorno devido aos investimentos.