quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Inserindo sua empresa nas redes sociais.



Com o fácil acesso à tecnologia, além das pessoas que utilizam para uso pessoal, muitas empresas começaram a interagir por meio das redes sociais. Inúmeras empresas perceberam que o contato nas redes pode estreitar o relacionamento com o cliente, difundindo assim uma imagem mais positiva para a empresa e consequentemente gerando um retorno lucrativo. O grande problema de acordo com  Luciana Maryllac, gerente de marketing digital da Agência RS, é que muitos tem receio de investir nas redes sociais, pois não tem a noção do retorno que será obtido.  “É preciso direcionar uma verba para adsense, investir na divulgação das mídias sociais da marca/produto. Não há como prever o ROI (retorno sobre investimento) exato antes de começar um projeto. O mais interessante é testar por um período e analisar o desempenho dos seus perfis e, dessa forma, criar um histórico de dados para aumentar o investimento direcionados nos resultados positivos e na experiência (know-how) obtido”, explica.
Esse estreitamento entre MARCA - CLIENTE, ajuda o empresário descobrir pontos importantes sobre sua empresa. “Nas redes sociais digitais as pessoas desenvolvem uma capacidade de relacionamento maior que por um e-mail ou telefone. Muitos preferem buscar e receber dicas dentro das mídias sociais pela facilidade e comodidade que esse meio oferece. É por meio dessa troca que a empresa pode identificar pontos fortes e fracos de sua marca. Sendo assim, obtém um feedback em tempo real do público e consegue traçar perfis e definir novas estratégias”, analisa Maryllac.
As mídias sociais são um importante meio de comunicação, formando uma rede de relacionamento direto entre a empresa e seus consumidores. Não se inserir no meio digital, é descartar inúmeros interessados em conhecer a marca/empresa, que podem opinar, ajudando assim, na percepção do que está sendo positivo, lucrativo ou não. Mas cuidado, estar inserido de forma inadequada, sem planejamentos, pode fazer com que sua marca tenha um reconhecimento negativo pelos seguidores e fãs. O investimento vale a pena, e a 2chats é especialista em difundir sua empresa com excelência.
A imagem de uma empresa pode ser prejudicada por clientes insatisfeitos ou pessoas com o simples intuito de fazer mal à imagem da empresa. O que aconteceu com a empresa ETNA, que havia retirado sua Fanpage do ar para alterações, enquanto isso alguém se apropriou do nome e criou uma página com informações agressivas e descaso com o cliente. (Veja mais)  Houve uma grande repercussão, a diferença é que era uma página falsa (fake), imagine se sua empresa comete gafes e não tem como se justificar ou a quem responsabilizar?! A sua imagem vale muito e no mundo virtual, o que foi dito vai para posteridade, todo cuidado é pouco.