quinta-feira, 16 de maio de 2013

Quem quer ser despedido?


Como é bom desabafar e encontrar pessoas que compartilhem a mesma opinião que você sobre a dura vida profissional, não é mesmo?! Pois é, não é novidade que as pessoas adquiriram o costume de colocar nas redes sociais suas insatisfações pessoais e profissionais, mas assim como seus amigos leem  curtem e comentam, possivelmente a pessoa responsável por contratações e demissões da sua empresa pode ler, até mesmo seu chefe e o que acontece a partir daí, pode não ser nada agradável.

Além de existirem os famosos "dedos-duros" que podem delatar quem escreve mal sobre o trabalho/chefe, dois pesquisadores brasileiros, da Universidade de Hanôver, na Alemanha, desenvolveram o site FireMe!, que possibilita ver todas as pessoas que falam mal sobre o local em que trabalham e sobre seus chefes.

Confira o site: FireMe!


"A gente escolheu as pessoas que falam sobre o trabalho na internet para verificar se elas estariam conscientes de que podem ser achadas através daqueles comentários”, explica Bernardo Nunes Pereira.
É possível ver, pelo site, até quais são as chances de você ser demitido devido a seu comportamento na internet, caso o chefe o descobrisse.

“A gente pega os tweets e faz uma análise de sentimento, pra ver se a pessoa que está falando mal do trabalho é mais positiva ou mais negativa. E também contabilizamos todos os tweets que a pessoa tem no passado dá um score (nota)”, explica Ricardo Kawase.

Mesmo sem a utilização do site, é muito fácil saber quando falamos mal do nosso trabalho, talvez (ou com certeza) a compensação do desabafo não valha a perda do emprego. É bom pensarmos muitas vezes antes de colocarmos pra fora o que sentimos, provavelmente chegaremos a conclusão de que será melhor deixar só em pensamento.