quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Orkut?! Adoro! É tão... Vintage!

A maioria das pessoas já teve um amigo (alguns ainda tem) feito no Orkut, a rede social considerada atualmente por muitos, "falecida". Pois é, depois de alguns anos, Facebook conseguiu angariar usuários que criaram repulsa pelo Orkut, servindo até de insulto a frase "Volte para o Orkut". Quem nunca viu um post tão bizarro, sem noção e muitas vezes com erros gramaticais absurdos e pensou "Tão Orkut".

Mas como sabem, modas virtuais existem e elas mudam, os modistas que adoram algo "vintage" - antigo - tem encarado a possibilidade de voltarem pro Orkut, já que os menos favorecidos migraram para o Facebook.

O preconceito contra a inclusão digital é nítida e essa tentativa de ser minoria é feita por tantas pessoas, que se tornam um amontoado de iguais que se sentem diferentes de alguma forma.
Será que essa vontade de voltar ao passado não vai terminar? Isso acaba nos levando de volta às primeiras redes sociais querendo se sentir diferente e tendo prazer nisso. Será que um dia todos migraremos de volta ao Myspace ou ao Orkut? Começando por uma nostalgia virtual e depois sentindo satisfação em voltar a ser uma minoria?

Isso nos atinge diretamente, que somos encarregados pelo marketing virtual de empresas, pessoas públicas , bandas, etc. Afinal, precisamos acompanhar o público, a minoria que em pouco tempo se torna a maioria que precisamos atingir.  Precisaremos rever nossos planejamentos e teremos que trabalhar de forma distinta, pois atualmente o Facebook é a rede que abrange mais recursos e público.

Mas só o tempo dirá se os Hipster/Cults - e todos que seguem a moda Vintage cibernética- voltarão às redes sociais de origem ou começarão (afinal os que tinha 7 anos em 2004 já tem 16 hoje).
E com certeza nós também entraremos na onda, assim Tom terá mais amigos e os gifs voltarão a brilhar na nossa tela.