sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

"Você trabalha no Facebook?"

Você já pensou em usar o tempo que você passa na internet para ganhar dinheiro?!
Acho que todo mundo que gosta de ficar em frente ao computador, navegando pelas redes sociais, assistindo vídeos e se divertindo pela grande internet, já pensou ao menos uma vez "Eu poderia ganhar dinheiro por aqui", pois bem, poderia mesmo.

Uma das profissões que vem crescendo e ganhando destaque é de analista de mídias, algumas das tarefas do profissional que trabalha em redes sociais é ouvir o que se comenta sobre determinado produto (empresas, pessoas públicas), coletar sugestões que podem melhorá-lo, defendê-lo de ataques e monitorar o concorrente.

Mas quem acha que é "só" isso ou é um trabalho simples, está enganado. Muitas empresas tem entrado nas redes sociais em busca de angariar mais fãs/clientes e difundir a marca. Mas será que essas empresas estão preparadas?! A empresa precisa de um planejamento, afinal, por mais pessoal que pareça, o Facebook, entre outras mídias digitais, fazem valer a voz do público, seja de forma positiva ou não. A função do analista é não deixar acontecer o "ou não" e se caso acontecer, retratar da melhor maneira possível.

Achar que algumas empresas se dão bem por tratarem os clientes de forma sagaz e despojadas é o motivo único para "meter as caras" nas redes, é um pensamento que precisa amadurecer. Os cases de sucesso são referências e trazem boas práticas que pode ser seguidas. São pontos de partida. Mas quando você for iniciar de fato a construção da sua presença digital, ajuda tentar responder algumas perguntas:

- Quem é meu público-alvo? Ele realmente está nesta rede social?
- Como o meu público consome conteúdo nesta rede e pela internet? Do que ele gosta?
- Estar aqui realmente vai trazer algum benefício para mim? Qual?
- De que modo eu posso me aproximar e ser relevante para quem busca meus serviços?
- Meus concorrentes estão aqui? O que eles fazem de bom e onde pecam? O que eu posso fazer melhor?
- Como eu posso converter tudo isso em lucro para a minha empresa?
- Como vou avaliar o que está dando resultados ou não?

E estas são algumas poucas perguntas – exemplos, apenas. O processo de planejamento, execução e avaliação dos resultados é complexo, apesar de acessível, mas isso não é motivo para susto. Qualquer ponto de contato e comunicação, qualquer canal que possa levar à conversão, precisa ser tratado de forma séria e metódica de acordo com sua prioridade, se visa algum resultado tangível.

O planejamento é um importante passo de um processo que envolve pesquisa, acompanhamento, muita conversa, identificação de oportunidades e, sim, ROI. Agências e consultorias (não os “sobrinhos”) se mostram sérias quanto se prestam a entregar a seus clientes este tipo de trabalho e têm a segurança de comprovar que sabem fazer. Mídias sociais não podem ser só algo bonitinho, um espaço para postar fotos de gatinhos para ganhar curtidas que não acrescentam um único centavo a mais de retorno para o negócio. Já passou da hora de muitas empresas aqui no Brasil pensarem em mídias sociais de forma estratégica. "

Nós da 2Chats somos uma das empresas que estão capacitadas a prestarem esse serviço.
Se você quer ter sucesso tanto na vida real quanto na virtual, estaremos aqui. Não somos sobrinhos, mas queremos fazer parte da família!


Fonte: socialemidia.com.br/ja-passou-da-hora-de-encarar-as-midias-sociais-de-maneira-estrategica