domingo, 1 de setembro de 2013

Leias antes de postares


Essa é a regra básica e fundamental de qualquer raciocínio que você quer expor em forma escrita publicamente, como dizia o velho ditado: "Escreveu, não leu o ..." Melhor deixar pra lá, mas a questão é, os críticos modernos das redes sociais com opiniões formadas e geralmente com muito tempo livre, procuram, analisam quase compulsivamente, começam como um simples hobby quando percebem, entraram em uma missão de "achar defeitos"

Reclamações e reprovações são normais, a grande sacada é o que responder, como responde e como sair por cima, mantendo a integridade e o bom nome da empresa, sem atacar ninguém, mesmo tendo sido atacada.

Um exemplo recente foi da página do Blogmidia8 que postou um link e uma imagem com erro de digitação, ao invés de LEIS escreveram LEIAS. Os "missionários" da boa grafia das redes sociais, prontamente corrigiram, porém a página decidiu manter a foto com o erro e um comentário explicativo: "Correção: "leis" e não "leias". Pedimos desculpas! A imagem permanece para que vocês não cometam o mesmo erro que este blog. "
 Esse erro rendeu uma post na conhecida página Analista de mídias da depressão (que tem como alvo erros e escorregadas nas redes sociais).


Logo em seguida a página Blogmidia se retratou com um texto que dá dicas de como agir quando sua empresa erra e reagir perante as críticas. Leia: Blogmidia8
E por esse ato, foram reconhecidos de forma positiva pela mesma página que chamou atenção de forma pejorativa para o erro.






Algumas pessoas ainda não se deram conta da proporção que um "errinho" pode tomar na grande internet.
Sair de uma saia justa é extremamente necessário, mas é melhor prevenir. Não deve economizar nas revisões, ler, reler, afinal somos humanos passíveis de erros, mas temos que ter uma atenção extrema com o que soltamos nas redes. Os profissionais analistas de mídias, tem como função (e por que não obrigação) impedir que esses erros aconteçam e caso aconteçam, repará-los: corrigindo-os e principalmente respondendo de forma sensata às críticas.

Já falamos aqui, mas é sempre bom repetir: Sua empresa tem a imagem que você dá a ela nos meios de comunicação, o Facebook não é menos importante que os outros meios, o impacto dos erros, se não concertados, podem ser desastrosos. A 2Chats pode te ajudar a não cometê-los e se algum erro foi cometido, estamos aqui para contornar da melhor maneira possível!